Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE FALECIMENTO
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

 General de Brigada VALTER DA COSTA

 

  • Publicado: Terça, 27 de Julho de 2021, 15h49
  • Última atualização em Quarta, 28 de Julho de 2021, 19h51

A 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) lamenta informar que, no final da tarde do dia  26 de julho de 2021, faleceu, aos 82 anos de idade, o General de Brigada Veterano VALTER DA COSTA, Eterno Comandante da Brigada. O general estava internado na Clínica MedRadiusde, em Maceió-AL, e faleceu devido a complicações resultantes de uma doença renal crônica que estava em tratamento. 

Ascendeu ao generalato em agosto de 1993,  sendo designado Comandante da 10ª Bda Inf Mtz, no período de 17 de maio de 1994 a 6 de fevereiro de 1996. Naquela época, a brigada era conhecida como a “Sentinela do Nordeste” e era composta por treze Organizações Militares, distribuídas entre os estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Alagoas.

Foi durante seu comando que a 10ª Brigada começou a ser redefinida e caminhar para as configurações atuais de Unidade de Pronto Emprego do Comando Militar do Nordeste. Dentre as decisões tomadas com presteza e objetividade, destaca-se a transformação do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz) para OM de Pronto Emprego.

Um traço marcante da sua personalidade militar era a sua operacionalidade. O general Costa procurava sempre estar à frente no planejamento e execução da Operação Mandacaru, dos exercícios dos PELOPES e da Operação Asa Branca, importante exercício de Defesa Integrada no sertão pernambucano. Em 1995 coordenou a preparação do 10º Contingente Brasileiro de Força de Paz da ONU (UNAVEM III), que atuou em Angola.

Cabe ressaltar, que foi durante sua gestão que a 10ª Brigada recebeu seu estandarte e a denominação histórica de “Brigada Francisco Barreto de Menezes”, publicada na Portaria Ministerial nº 397, de 16 de agosto de 1994. Ainda como comandante da 10ª Brigada, respondeu interinamente pelo Comandante da 7ª Região Militar e da 7ª Divisão de Exército, no período de 21 de agosto a 12 de setembro de 1995.

O sepultamento ocorreu no Cemitério Parque das Flores, em Maceió.

Os integrantes da 10ª Bda Inf Mtz sentem-se consternados pela perda e rogam a Deus pelo conforto da família enlutada desse excepcional chefe militar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página