COMANDO MILITAR DO NORDESTE CELEBRA ENCERRAMENTO DA MINUSTAH
Jaboatão dos Guararapes (PE) - O Comando Militar do Nordeste (CMNE) com o apoio da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) realizou no dia 20 de outubro, uma formatura em celebração ao encerramento da participação brasileira na Missão das Nações Unidades para Estabilização no Haiti (MINUSTAH).
A solenidade aconteceu no estádio do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (14º BI Mtz), em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, e contou com as presenças do Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Artur Costa Moura; do Comandante da 10ª Bda Inf Mtz, o General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior; do Comandante do II Comando Aéreo Regional (II COMAR), o Brigadeiro do Ar Walcyr José de Castilho Araújo; bem como demais oficiais generais, comandantes e representantes de Organizações Militares da Marinha, Aeronáutica e Forças Auxiliares.
Participaram da formatura, estavam os 169 “Capacetes Azuis”, militares do Exército Brasileiro, Aeronáutica e Polícia Militar que participaram da referida missão de paz, os ex-integrantes do CONTEBRAS (Contingente Brasileiro.
Além de homenagear e valorizar os militares que participaram da missão. O evento teve o intuito de fortalecer e reafirmar os pilares da Força, enfatizando as tradições, memórias e valores do Exército Brasileiro. Os integrantes da MINUSTAH trazem em sua bagagem uma experiência ímpar e enriquecedora, tanto para a vida militar, quanto pessoal.
HISTÓRICO
Nos 13 anos de presença brasileira no Haiti, sendo enviados mais de 37.500 mil militares das Forças Armadas, foram 6.014 da Marinha do Brasil, 357 da Força Aérea, 550 de várias nações amigas e 30.579 do Exército Brasileiro. Deste total, 1.276 foram enviados pela 10ª Bda Inf Mtz e suas OMDS.
Além das operações de segurança e controle da ordem, os militares brasileiros também se destacaram nas ações humanitárias, como o apoio às vítimas do terremoto de 2010 e dos furações Mathew, em 2016 e Irma, em 2017. O Exército Brasileiro também atuou na garantia do processo eleitoral haitiano, nas obras de reconstrução, melhorias da infraestrutura local e perfuração de poços artesianos.
Rendemos nossas eternas homenagens aos militares brasileiros que perderam suas vidas no cumprimento da missão no país, amigo do Haiti:
Do Exército Brasileiro – Gen Div Urano Teixeira Da Mata Bacellar; Gen Div José Luiz Jaborandy Júnior; Coronel Emílio Carlos Torres dos Santos; Coronel João Eliseu Souza Zanin; Tenente Coronel Marcus Vinicius Macêdo Cysneiros; Major Márcio Guimarães Martins; Major Francisco Adolfo Viana Martins Filho; 1º Tenente Bruno Ribeiro Mário; Sub Tenente Raniel Batista de Camargos; 2º Sargento Davi Ramos de Lima; 2º Sargento Leonardo de Castro Carvalho; 2º Sargento Vicente Medeiros; 3º Sargento Rodrigo de Souza Lima; 3º Sargento Idevani da Silva; Cabo Douglas Pedrotti Neckel; Cabo Ari Dirceu Fernandes Júnior; Cabo Washington Luis de Souza Seraphin; Soldado Tiago Anaya Detimermani; Soldado Antonio José Anacleto; Soldado Rodrigo Augusto da Silva; Soldado Felipe Gonçalves Julio; Soldado Kleber da Silva Santos; Soldado Geraldo Barbosa Luiz; Soldado Rodrigo da Rocha Klein e Soldado Diego Mendes Dos Santos.
Marinha do Brasil – 3º Sargento Carlos Freires Barbosa
Redes Sociais