Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CIMINC recebe Formação Individual Básica centralizada
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CIMINC recebe Formação Individual Básica centralizada

  • Publicado: Sexta, 03 de Abril de 2020, 09h06
  • Última atualização em Sexta, 03 de Abril de 2020, 15h58

Recife (PE) – Como parte do Projeto Pensar o Comando Militar do Nordeste (CMNE), que materializa a intenção do Comando Militar de Área em ampliar o seu protagonismo no âmbito da Força Terrestre, o Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), desde o final de 2019, vem tendo sua operacionalidade rearticulada pelas Organizações Militares da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz).

O principal objetivo do Pensar o CMNE é transformar o CIMNC no Centro de Instrução Militar Regional (CIMR), centralizando as instruções condizentes do período de Formação Individual Básica dos soldados das Organizações Militares da Guarnição de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.


Nesse sentido, em dezembro de 2019, começaram as obras de revitalização das instalações que integram o Projeto. A requalificação aconteceu nos galpões “A”, “B” e “C” onde foram feitas as recuperações no piso, na área de corte de gêneros e lavagem de material; reativação dos alojamentos dos subtenentes e sargentos e melhorias nos alojamentos dos oficiais, bem como a readequação de garagem para transformar em sala de instrução, dentre outras áreas.

As instalações reestruturadas foram entregues no dia 14 de fevereiro e, desde o dia 9 de março, 200 militares da 2ª Companhia de Fuzileiros do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (14º BI Mtz) estão na área rearticulada do CMINC para realização do Projeto Piloto. Os militares estão conduzindo o período de Formação Básica de 100 soldados recém-incorporados ao 14º BI Mtz, inaugurando a proposta do Pensar CMNE. Também assistiram as instruções de formação nas mesmas instalações 50 soldados do efetivo variável do CMINC.

Novas melhorias serão realizadas ainda em 2020, para tanto um projeto está sendo feito em coordenação com a Comissão Regional de Obras da 7ª Região (CRO/7) para revitalização de novas áreas e ampliação da capacidade abrigar soldados para o período de Formação Básica do CIMR.

O Campo de Instrução Militar Engenho Aldeia (CIMEA) foi idealizado pelo General Newton Cavalcanti devido à necessidade de enviar e repor militares à Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial. As obras do CIMEA começaram no início de fevereiro de 1944 e sua inauguração foi realizada em 25 de Agosto de 1945. Após o falecimento do General Newton, em homenagem a sua iniciativa em julho de 1966, O Campo de Instrução Militar Engenho Aldeia recebeu a denominação de Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC).

Além de um campo de adestramento de tropas de forma proativa em tempos de paz e de guerra para a defesa da pátria, o CMINC, com uma área de 7.354 hectares e mais de 57 Km de perímetro de remanescentes florestais, o que faz do CIMNC uma área rica em fauna e flora da Mata Atlântica com mais de 70 anos de proteção ambiental.

registrado em:
Fim do conteúdo da página