Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > O 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado recebe Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) GUARANI
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

O 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado recebe Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) GUARANI

  • Publicado: Terça, 01 de Junho de 2021, 12h25
  • Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 20h35

Recife (PE) - No último dia 1º de junho, o 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, "Esquadrão Forte das Cinco Pontas" recebeu a primeira Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) GUARANI do Comando Militar do Nordeste (CMNE) de um total de quatro previstas para o ano de 2021.

O processo de transformação do Exército, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa, busca levar a Força Terrestre da Era Industrial para a Era do Conhecimento, sem alterar, no entanto, seus princípios, crenças e valores. Para tanto, a modernização de equipamentos e o desenvolvimento de tecnologias para recuperar a capacidade de operar com eficiência são imperiosos.

Nesse contexto, o Projeto Estratégico Guarani tem por objetivo modernizar as unidades mecanizadas do Exército Brasileiro. Para isso, novas viaturas estão em processo de desenvolvimento e irão compor a família de viaturas blindadas sobre rodas. A primeira viatura produzida e entregue pelo projeto foi a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média sobre Rodas Guarani, distribuída às Organizações Militares de Infantaria e Cavalaria Mecanizadas. 

A VBTP Guarani é capaz de transportar até 11 militares em ambiente climatizado e com uma ergonomia adequada. Possui capacidade anfíbia e seu peso bruto total é de cerca de 18 toneladas. Dispõe de tração 6x6 e conta com transmissão automática de 6 velocidades à frente, desenvolvendo 115 km/h de velocidade máxima. Conta também com um  sistema automático de extinção e detecção de incêndio, capacidade de operação noturna e um sistema de mira laser que, quando ativado, comanda automaticamente a torre do canhão, alinhando-a na direção do inimigo. A proteção balística e antiminas é composta por aço e spall liner, e possui capacidade de receber externamente uma blindagem adicional.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página