Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Exame Intelectual do Concurso da Escola de Sargento das Armas 2021
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Exame Intelectual do Concurso da Escola de Sargento das Armas 2021

  • Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 16h09
  • Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 19h10

Recife (PE) – Neste domingo, 3 de outubro, mais de 8 mil candidatos com idades entre 17 e 26 anos, de ambos os sexos, prestaram o concurso de admissão para o Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), da Escola de Sargento das Armas (ESA), no Estádio Governador Carlos Wilson Campos, conhecido como Arena de Pernambuco, que fica localizado em São Lourenço da Mata. A atividade, considerada uma verdadeira operação militar, devido à grande quantidade de meios, pessoal, veículos e material militar empregados, foi coordenada pela 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.


O concurso de admissão ocorre anualmente e tem por objetivo selecionar jovens de todo país a participar do CFGS das diversas especialidades, nas áreas de Saúde, Música, Intendência, Infantaria, Cavalaria, Aviação, Material Bélico, dentre outros. Aprovado nessa fase, o candidato segue para a próxima etapa, em que será submetido ao Teste de Aptidão Física, à Inspeção de Saúde e ao Exame de Habilitação Musical, este último, aplicado apenas para os músicos.


Todo o estádio passou pelo processo de higienização e desinfecção pelas equipes especializadas do Comando Conjunto Nordeste. Cabe destacar que todas as equipes de fiscalização, aplicação e recepção seguiram criteriosamente os protocolos sanitários definidos pelo Ministério da Saúde.


Na entrada e no interior de cada local de exame, foram fixados Postos de Triagem e Identificação, que disponibilizaram aos candidatos álcool 70% para higienização das mãos e de objetos. Naqueles locais também ocorreu o aferimento da temperatura dos jovens candidatos pelas equipes de coordenação e controle.


Para a realização do certame, os candidatos foram alocados dentro das normas de distanciamento social e ocuparam as arquibancadas do anel superior e as áreas internas dos níveis 1 e 2 do estádio. Também foi disponibilizada uma área mobiliada com uma equipe de saúde, cuja finalidade era realizar a triagem médica aos candidatos que apresentassem algum sintoma associado à COVID-19, que poderiam realizar a prova em local separado dos demais.

Para a composição das equipes foram empregados aproximadamente 600 militares das guarnições de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na preparação, organização e aplicação da prova. Além desse efetivo, o deslocamento do pessoal e o apoio logístico contou com o apoio de mais de 30 viaturas de grande e médio porte, além das ambulâncias para a assistência em saúde e motocicletas dos batedores militares. Ademais, foram consumidos 1.250 refeições quentes e 1.755 lanches.

Pelo segundo ano consecutivo, o Exame Intelectual foi realizado na Arena de Pernambuco devido à necessidade de atender às medidas sanitárias de prevenção à COVID-19 e pela capacidade para comportar a grande quantidade de candidatos inscritos.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página