Grande Unidade promove Estágio de Garantia da Votação e da Apuração
Recife (PE) – Nos dias 11 e 12 de julho, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) realizou, em seu auditório, o estágio de Garantia da Votação e da Apuração (GVA), nível Grande Unidade. A atividade foi voltada para os militares das onze Organizações Militares da Brigada.
O estágio tem por finalidade capacitar os militares das OM da 10ª Brigada para a realização das Operações de Coordenação e Controle de Agências (OCCA), com ênfase no emprego da tropa na Garantia da Votação e da Apuração (GVA), bem como nivelar conhecimentos em assuntos que tenham relação ou que versem sobre o planejamento, a conduta da tropa e os aspectos jurídicos e legais, afetos ao emprego das Forças Armadas, em particular o Exército, no pleito eleitoral do ano corrente.
Na abertura do estágio, o comandante da 10ª Brigada, o General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, destacou a importância do estágio para a padronização de procedimentos e a preparação dos militares que devem atuar na linha de frente durante as operações. Na sequência das atividades, foram apresentados pelo Tenente-Coronel Ademir Rodrigues Oliveira, Oficial de Operações da Brigada, os aspectos doutrinários sobre o emprego da tropa nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e GVA, bem como as Regras de Engajamento para o processo eleitoral de 2022.
Ainda no primeiro dia, o Tenente-Coronel André Luiz da Costa Brandão, Oficial de Inteligência da Grande Unidade, abordou temas voltados às ações da inteligência no período e o Assessor Jurídico da Brigada, o 1º Tenente Paulo Victor Brandão Vanderlei de Araújo, tratou dos aspectos jurídicos inerentes ao processo. Também foram explanadas as atividades da Comunicação Social e o trato com a imprensa, durante o processo eleitoral.
No segundo dia, além das abordagens sobre as regras de engajamento com os fundamentos do emprego da tropa, houve também as demonstrações de procedimentos, dentre eles o patrulhamento ostensivo, contato com a imprensa e a população civil, bem como técnicas de condição de presos. Essas demonstrações foram conduzidas por militares do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (14º BI Mtz) e 7º Grupo de Artilharia de Campanha (7º GAC).
Ao término do estágio, os militares participantes receberam do Chefe do Estado-Maior, o Tenente-Coronel Luiz Vinícius de Miranda Reis, um diploma de participação no Estágio Garantia da Votação e da Apuração (GVA) do ano de 2022.
Redes Sociais