10ª Brigada realiza Operação Alagoas III - Exercício de apoio à Defesa Civil
No período de 21 a 23 de novembro, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada coordenou a realização da 3ª edição da Operação Alagoas, exercício de apoio à Defesa Civil que tem por finalidade estabelecer uma pronta resposta às situações de calamidade pública na cidade de Maceió, além de estreitar as relações entre os órgãos participantes.
O exercício foi dividido em três fases: um simpósio abriu a Operação, no qual as instituições participantes apresentaram seus planejamentos, formas de atuação e logística. Na sequência, o Apronto Operacional (APRONAL), atividade que consiste na exposição e no desdobramento de meios humanos, tecnológicos e logísticos que poderão ser utilizados. O Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada André Luiz Aguiar RIBEIRO, esteve presente nos eventos, ocorridos no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado.
Na terceira fase, houve a realização de exercícios simulados, em locais pontuais da capital. Os incidentes retrataram situações fictícias de desabamento, soterramento, inundação e afogamento, para que as entidades, como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU, pudessem ser treinados para resolver situações hipotéticas envolvendo grande número de mortos e feridos, evacuação de pessoas de áreas de risco, isolamento de área colapsada, segurança do pessoal no contato com feridos e mortos, entre outras. O acionamento foi realizado pelo responsável de cada entidade presente no Centro de Operações, ativado no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado.
A Operação contou com a participação de militares das Organizações Militares Subordinadas à Brigada e mais de 20 agências que, juntas, desenvolveram práticas que serão utilizadas em casos de calamidade pública. Há de se destacar o protagonismo dos órgãos de defesa civil nesse tipo de operação e o necessário apoio de tropas federais.
Redes Sociais